quarta-feira, 23 de novembro de 2011

[Cult Cultura] PRODUÇÃÃÃO!

"Ser produtor cultural... É muito tenso", comenta Yacoff Sarkovas, um dos maiores nomes da gestão cultural no Brasil, em entrevista ao portal "Produção Cultural":

Yacoff Sarcovas from FLi Multimídia on Vimeo.


Poucas pessoas entendem o trabalho do produtor cultural, então nada melhor do que explicar na prática. Como estamos com o projeto do Catarse em andamento, vamos pegá-lo como exemplo:

Tudo começou quando, pouco tempo depois da Cult Cultura começar a trabalhar com a Ana Gilli, a Ana chegou pra mim (Thais) e contou que o Toquinho havia ido a uma apresentação dela e elogiado seu trabalho.

É claro que a primeira pergunta que eu fiz foi: "Por que você não me contou isso antes?" e logo em seguida, antes de ouvir a resposta: "Você tem o contato dele?" (Produtor Cultural adora um cartão/ e-mail).

Após essa declaração da Ana, foram dois anos de tentativas em editais públicos para conseguirmos a verba da gravação. Até que descobrimos o site Catarse. Expliquei o conceito para a Ana (leia aqui), que se empolgou na hora com a ideia.

Então colocamos o projeto no Catarse. Fim.

Opaaa! É... Não foi beeem assim. Nada é simples nessa vida, mas nada que o grito de "PRODUÇÃÃÃO!" não resolva.

1) Até chegarmos a inserir o projeto no site, tivemos bastante trabalho. A Cult Cultura e a Ana Gilli trabalham em parceira, portanto, a Ana auxilia em diversos aspectos da Produção. Por exemplo, para começar o projeto, tivemos que definir o objetivo, elaborar a justificativa, calcular o orçamento e criar as recompensas [checked ✓]. Tudo isso foi feito em conjunto, durante reuniões e conversas em que as ideias fluem naturalmente. Criatividade é o que não falta nas conversas entre a Ana e o pessoal da Cult!

2) Após finalizarmos o escopo do projeto, a Cult Cultura partiu para a parte dos contatos. Conversamos com o produtor do Toquinho, marcamos uma reunião com o próprio artista e apresentamos a ideia, torcendo para que ainda houvesse interesse dele em fazer essa parceria com a Ana Gili. Fomos muito bem recebidas na Circuito Musical e, poucos dias depois, já estávamos com a carta de confirmação do Toquinho em mãos. [checked ✓]

3) Como a ideia era não apenas gravar a faixa, mas inserir o projeto no Catarse, também pedimos permissão para utilizarmos o nome do Toquinho no projeto. Permissão concedida! [checked ✓]

4) Então partimos para o contato com a Universal Music, detentora dos Direitos Autorais da música "Como Dizia o Poeta", a fim de sabermos o valor que teríamos que pagar para fazer a gravação e enviar a música por e-mail para cada investidor. Apesar de raramente permitir enviar a música por e-mail, a Universal foi bastante gentil conosco e, vendo a qualidade do trabalho da Ana Gilli, nos concedeu essa permissão. Eba! Uma recompensa garantida para nossos investidores! [checked ✓]

5) Mas a parte dos Direitos Autorais não parou por aí. Depois do contato com a Universal, ligamos para a VM Cultural, que é a empresa responsável pelos Direitos Autorais do Vinícius de Moraes, e apresentamos o projeto do Catarse. Como já havíamos tido uma reunião com eles em 2010, e já que a Universal tinha dado o "ok" para seguirmos em frente, a VM também colaborou para a realização do projeto. [checked ✓]

6) Direitos e Permissões concedidas, enviamos o projeto para o Catarse, a fim de que eles analisassem a viabilidade e a adequação ao site. Fomos contempladas com a frase:

"Seu projeto levantou boas discussões aqui na equipe. Ele está muito bacana, e gostaríamos muito de te-lo logo no ar!" [checked ✓]

7) Ueba! O pessoal do Catarse é hiperatencioso, nos deu várias dicas e, depois de tudo alinhado, começamos a outra fase do projeto: Gravação do vídeo explicativo sobre o projeto para inserir no site.

Após muitas ideias, conversas e storyboards, fomos agraciadas com a parceria da fantástica produtora Zoe Films, que solucionou tudo em um minuto.

Fizemos a gravação da Ana e do Lê (veja post aqui) na cobertura do prédio onde a Zoe está instalada, à Al. Santos. Foi incrível a receptividade e competência da equipe. Um trabalho de primeira! Fora as coincidências surreais: a editora de vídeo da Zoe é vizinha do Leandro, violonista da Ana. É, sinais de que provavelmente estamos no caminho certo!

Ok. Vídeo feito. [checked ✓]

Inserimos, então, o projeto no sistema do Catarse e enviamos o link do vídeo à equipe do site.

8) No mesmo dia, nosso projeto estava disponível. [checked ✓]

E a sorte foi lançada!

Esse foi mais um Diário (não tão Diário assim) de Bordo da Produção!

Depois de tooodo esse trabalho, merecemos R$10,00 (déi reau!) de colaboração, vai? Clique aqui e saiba como participar da construção e da parceria entre Ana Gilli e Toquinho!

Seria lindo ver o próximo post com um "[checked ✓]" ao lado da verba alcançada. Ah, sim, além de cartões e e-mails, produtor cultural adora um [checked ✓] ;)

Ana Gilli e Toquinho from Ana Gilli on Vimeo.

Por Thais Polimeni, sócia-diretora da Cult Cultura Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário